quarta-feira

DÚVIDAS SOBRE TIMIDEZ


Eu até consigo falar com pessoas que conheço e com 2 amigos, mas quando tem um grupo ou gente que não conheço fica muito difícl. Acho os assuntos chatos, não sei o que dizer, dou uns palpites de vez em quando, mas na maioria das vezes só escuto e às vezes me desligo completamente. O que eu faço?
Grupo é pior mesmo. Ainda mais quando não se conhece todo mundo.Vc ficar observando, ouvindo e dando umas palavrinhas de vez em quando, não é mal.
Acho que é muito bom, até. Agora, se o assunto não te interessa, traz ele para algo que vc conheça. Por exemplo: estão falando da CPI, política...e vc já cansou disso ou não quer saber desse papo, tenta dizer: " - Vcs viram o último programa do QCQ, Casseta e Planeta,(ou qualquer outro!) o que os caras falaram da CPI? Pq me disseram que foi muito bom mas não pude ver."
Alguém vai falar algo e de repente o assunto ja passa para humor, tv, etc..algo que vc conheça, ou domine.
É natural a gente desligar quando o assunto é chato, mas se for algo que vc goste, conheça....é mais fácil.
Ou vc pode puxar assunto, com alguma pergunta, para uma ou duas pessoas do grupo que estão mais proximas de vc.
Dia desses me chamaram numa empresa e fiquei numa sala de espera cheia de gente.Não conhecia ninguém, umas 2 pessoas conversavam entre si e comecei a me sentir incomodada alí, todo mundo quieto. Me virei para 2 garotas sentadas perto de mim e perguntei: "- Vocês sabem o que viemos fazer aqui?"
Logo em seguida o assunto rolou...cada um falando pq estava lá, contando sua história, onde tinha trabalhado.
O pior é que eu sabia exatamente o que todo mundo estava fazendo lá. Só perguntei para ter assunto.
E na saída, encontrei com um daqueles que estava lá, no metrô. Casualmente morávamos perto e fomos conversando. Fizemos amizade!
É assim. Parece simples. Sei que é difícil no início, mas tenta. Exercita. Vai funcionar!


- "Meu problema é como chegar numa garota...eu não sei o que dizer, como me aproximar."
Vc tem amigas? Do sexo feminino?
Conversa com elas, ouça o que elas dizem sobre o que gostam ou não quando um cara chega nelas.
Se não tem, vai depender muito onde vc vai chegar numa menina. É alguém que vc já conhece? Alguém que encontrou numa festa ou barzinho, ou sei lá onde? Repare como seus amigos puxam assunto com uma garota, o que eles dizem.
A melhor maneira é sempre tratar como se vc estivesse falando com uma amiga, com naturalidade, diga que gostaria de conhecê-la melhor. Pode até dizer:"- Olha, desculpa se eu me enrolar um pouco, mas sou tímido. Vc me ajuda?"
Se ela estiver a fim, vai dizer que ajuda (mulher adora ser maternal, cuidar, ajudar..nem todas...rsrs) Se não estiver a fim, vai dizer um não.
Não tenha medo de levar um não, um fora, um toco, uma cara feia. Isso acontece. Com todo mundo. Até com muito cara lindo e maravilhoso e super extrovertido.
Vc precisa é tentar. Ainda mais se a garota valer à pena. Senão, outro pega!
Sei que é difícil no início, mas se aproxime com um sorriso, comprimente, dê um oi.
Mas não tente aquelas frases feitas, por favor!!! Como:"- Não sabia que boneca andava.."..Isso só espanta as mulheres!
Seja sempre muito natural e não tenha medo de demonstrar que é tímido. Há mulheres que preferem os tímidos, sabia? Elas acham que eles são mais na deles, mais fiéis.
Ponto para os Tímidos!!!

-"Por quê fico tímido em certos lugares? Na escola ninguém acha q sou timido pq converso com todo mundo.Mas fora dali me sinto tão mal que já pensei em procurar ajuda com um psicólogo, mas acho que não sou maluco. Ou sou?"
Nós ficamos tímidos por insegurança, medo de errar, de ser julgado, criticado. Por isso que alguns em determinados lugares ou com certas pessoas com quem se sentem bem, que sabem quem são sentem-se mais tranquilos, seguros, como vc na escola. Mas se a timidez atrapalha muito sua vida, te impedindo de sair, de cumprir tuas atividades normais, é bom procurar ajuda com um terapeuta.
Ás vezes a gente guarda problemas que não precisa mais carregar e eles nos impedem de crescer, evoluir.
Terapeuta, psicólogo, psiquiatra, não é só para maluco não! Tem gente que pensa assim, mas não é.
Às vezes não conseguimos olhar direito para nossos problemas pq eles nos incomodam demais. Alguém de fora pode ver melhor e nos ajudar.
É só por um período, para resolver aquele problema, depois a gente segue sozinho, mais forte, com mais recursos.

3 comentários:

Zelia Grillo disse...

A resposta foi enviada para seu email.
Um abraço.

daniel disse...

caramba ,gostei muito desse site !
parece q as coisas escritas sao pra mim !rsrs
mas no meu caso ,o meu grande problema e q em tudo q eu vou fazer ,fico com um peso na conciencia ,tipo
''sera q vai ser ,melhor eu nao fazer''e acoba q eu deixo de fazer um monte de coisas .
e eu gostaria de saber se tem algum exercicio ou sei lah !

Zelia Grillo disse...

Daniel,
Não sei tua idade, mas existe uma fase da vida em que não temos certeza das coisas. Bate insegurança por medo do que pode acontecer, medo das consequências. Isso, por um lado é até bom pois nos protege de fazer muita besteira, mas por outro pode nos travar. Se quiser conversar mais, escreve para meu email q não publico aqui.
Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...